Adoção Responsável
Muitas pessoas acabam adquirindo um animalzinho por impulso, sem levar em consideração alguns fatores extremamente importantes para tomar esta decisão. Antes de optar pela companhia de um cão ou gato ou qualquer outro animal doméstico, é necessário estar atento às seguintes informações:
-
Características do animal, tais como:
-
Tamanho quando adulto (no caso de adotar um filhote) para adequação do espaço físico;
-
Características comportamentais: ativos, calmos, carentes, brincalhões. Este tipo de informação torna-se importante para adequar o comportamento do animal à rotina diária do adotante. É importantíssimo levar em cosideração o comportamento natural dos animais, especialmente quando filhotes;
-
Custos de vacinação e tratamentos de saúde em casos de enfermidades. Os animais podem ser vítimas de doenças brandas de fácil tratamento a doenças complexas, as quais podem ter um custo de tratamento elevado e maior tempo de recuperação do animal, exigindo muita disponibilidade, paciência e carinho por parte do cuidador.
-
Custo mensal com alimentação de boa qualidade, banhos, produtos de higiene, medicamentos (em casos de administração de medicação continuada);
-
Tempo disponível para interagir com o animal e lhe dar atenção;
-
Aceitação de todos os membros da família com a vinda de um animal para casa. Divergências entre os familiares podem causar uma situação muito estressante tanto para humanos como para os animais. E os animais são os mais prejudicados;
-
Tempo de vida do animal: cães e gatos podem viver mais de 15 anos, portanto, deve-se ter em mente que ele precisará de toda atenção, carinho e cuidados durante muitos anos.
A partir do momento em que é tomada a decisão de introduzir mais um membro à família, algumas regras importantes de adoção responsável devem ser observadas:
-
Cuidados básicos de higiene e alimentação:
-
Informe-se com o veterinário responsável qual a melhor ração para alimentar seu animal. As rações comerciais já fornecem todos os nutrientes, vitaminas e minerais de que ele necessita. Mantenha a vasilha de comida em lugar seco e protegida do sol.
-
Deixe sempre uma vasilha com água suficiente à disposição do animal, em lugar limpo, arejado e com sombra. Troque a água diariamente e mantenha as vasilhas de água e comida sempre limpas, lavando-as com água e sabão.
-
Dê banhos regulares em seu cão. Verifique com o veterinário responsável qual o intervalo necessário entre os banhos para que ele fique sempre limpo. As escovações também são necessárias, principalmente em animais de pêlo longo, para que não formem bolos de nó, o que pode causar desconforto e até doenças de pele.
-
Acomodação: mantenha o animal sempre em um local protegido do sol, frio, chuva e correntes de vento. Deve também ser distante do local onde ele faz suas necessidades fisiológicas. Coloque um tapete, pano ou cobertor para que ele possa se aquecer, principalmente à noite e em dias mais frios. Se optar por uma casinha, verifique o tamanho adequado para que ele possa se acomodar confortavelmente. Preferencialmente, opte por um lugar de acomodação que seja mais próximo da família.
-
Saúde física: leve seu animal regularmente ao veterinário para vacinações anuais, controle de vermes e outros parasitas como pulgas e carrapatos.
Editado por Terra de Ártemis. Fonte: Manual de Posse Responsável e Bem-Estar Animal GAVAA.